Make your own free website on Tripod.com

Garça Selvagem

Home | HTML | JavaScript | CSS | Serviços

Outras linguagens WEB > JSP X ASP

Ir para a página inicial

Comparando JSP com ASP

JSP e ASP servem para fazer, mais ou menos, o mesmo tipo de aplicações web. Entretanto, no fundo têm bastantes diferenças. Depois de minha experiência no trabalho com JSP, um dia, um cliente me perguntou por que não programava a página em ASP no lugar de JSP, já que havia escutado falar que o sistema de Microsoft tinha umas características muito apropriadas para seu modelo de negócio. A partir desta sugestão, e para que meu cliente ficasse satisfeito com a tecnologia JSP -que é a que prefiro utilizar-, preparei uma lista de vantagens de utilizar páginas dinâmicas Java frente às de Microsoft.

Plataforma e independência do servidor

JSP segue a filosofia da arquitetura JAVA de "escreve uma vez, executa onde quiser". A implantação de ASP está limitada para arquiteturas baseadas em tecnologia Microsoft.

Assim, JSP pode ser executado nos sistemas operativos e servidores web mais populares, como por exemplo, Apache, Netscape ou Microsoft IIS. Enquanto que ASP só tem suporte nativo para os servidores IIS e Personal Web Server, que são os dois servidores web para sistemas Microsoft, o primeiro com tecnologia NT e o segundo para sistemas Windows 98 e similares.

Processo de desenvolvimento aberto (open source)

O API JSP se beneficia da extensa comunidade JAVA existente, pelo contrário a tecnologia ASP é específica de Microsoft que desenvolve seus processos internamente.

TAGS

Enquanto que tanto JSP como ASP usam uma combinação de tags e scripts para criar páginas web dinâmicas, a tecnologia JSP permite aos desenvolvedores criar novas tags. Assim os desenvolvedores podem criar novas tags e não depender tanto dos scripts.

Reusabilidade entre plataformas.

Os componentes JSP são reusáveis em distintas plataformas (UNIX, Windows).

A vantagem Java

A tecnologia JSP usa Java como linguagem de Script enquanto que ASP usa VBScript ou Jscript. Java é uma linguagem mais potente e com mais escalas que as linguagens de Script. As páginas JSP são compiladas em Servlets pelo qual atuam como uma porta a todos os serviços Java de Servidor e livrarias Java para aplicações http. Java faz o trabalho do desenvolvedor mais fácil p. e. ajuda a proteger o sistema contra as "caídas" enquanto que as aplicações ASP sobre sistemas NT são mais suscetíveis a sofrê-las, também ajuda no manejo da memória protegendo contra falhas de memória e o duro trabalho de buscar os falhos de perda de ponteiros de memória que podem tornar mais lento o funcionamento de uma aplicação.

Manutenção

As aplicações que usam JSP têm uma manutenção mais fácil que as que usam ASP.

Conclusão

As vantagens sobre utilizar a tecnologia Java em relação à proprietária de Microsoft (ASP) são, como se pode ver, diversas e interessantes. Entretanto, podemos apontar uma vantagem da programação em ASP, pois é bastante mais fácil de aprender que JSP, pelo menos se não se tem uma experiência prévia em programação. Isto é devido a que Java é uma linguagem muito potente, mas um pouco mais complicada de usar porque é orientada a objetos e a maneira de escrever os programas é mais rígida.


Dicas > Outras linguagens WEB > Comparando JSP com ASP

Voltar


Coloque o Garça Selvagem nos seus favoritos