Make your own free website on Tripod.com

Garça Selvagem

Home | HTML | JavaScript | CSS | Serviços

Dicas gerais para seu site

Ir para a página inicial

A fuga dos visitantes começa no seu site:

Você já observou quantos links externos existem em seu site? Quando digo "link externo" estou me referindo a links que levam seu visitante para sites que estão fora do seu. Se existem mais de 10 links externos é hora de começar a se preocupar com a fuga dos seus visitantes.

Muitos dos visitantes que clicam nestes links externos jamais retornarão para seu site. Estes links desviam a atenção do seu visitante que, ao acessar o conteúdo do outro site, poderá perder o interesse pelo que estava acessando no seu.

Uma técnica bastante utilizada para amenizar este efeito de fuga é a utilização do comando target="_blank" no código do link. Este comando faz com que o link se abra em uma nova janela de navegador. De qualquer forma este recurso apenas ameniza o efeito de fuga, pois ele continua existindo. Muitos dos visitantes ao se verem em outros sites poderão simplesmente fechar a janela do seu e não retornarão mais.

Você pode estar pensando assim: "Então vou retirar todos os links externos do meu site?". Não faça isso. Muitas vezes é fundamental a existência destes links. O que você deve fazer é utilizar uma solução mais eficiente para este problema.

Esta solução muito utilizada por diversos portais faz com que o link se abra na mesma janela porem é gerado um FRAME na parte superior ou inferior da página que permite ao seu visitante retornar ao seu site.

Neste frame normalmente é colocada a logomarca do seu site e um menu de opções. Este frame se mantém fixo durante toda a navegação no site externo. Quando o seu visitante terminar de acessar o conteúdo neste site verá que poderá retornar para o seu site e ainda escolher qual seção entrar desta vez já que você colocará um menu neste frame.

Muitos portais adicionam banners neste frame. Isso faz aumentar o número de page-views no seu site. Pode ser aproveitado para aumentar seu faturamento na venda de espaço para banners. Neste caso a divulgação de links externos em seu site deixa de ser um ruim e passa a ser um ótimo e rentável negócio.




Coloque o Garça Selvagem nos seus favoritos