*
*
*
*
*
*
*
Make your own free website on Tripod.com

javascript Garça Selvagem

Home | HTML | JavaScript | CSS | Serviços

JavaScript - Curso parte 3

Tutorial de JavaScript

Continuando a teoria dos Objetos...

Neste documento, temos um formulário. É o objecto formulário. Dito de outra maneira, o objecto janela contém um objecto documento que contém por sua vez um objecto formulário

Neste documento encontramos 3 objectos. Os botões radio, um botão clássico e uma zona de texto. Que são respectivamente o objecto radio, o objecto botão, e o objecto texto. Por outras palavras o objecto janela contém o objecto documento que contém o objecto formulário que contém por sua vez os objectos radio, botão, e texto.

A hierarquia deste exemplo é então:
>
radio
janela > documento > formulário
>
botão
>
texto

Para aceder a um objecto, é necessário dar o caminho completo do objecto começando pelo objecto mais externo até ao objecto de referência.
Seja por exemplo para o botão radio "semana": (window).document.form.radio[0].
Insira-se o objecto window entre parentes porque ele ocupa a primeira posição na hierarquia.

E enfim para os puristas, Javascript não é propriamente uma linguagem orientada para os objectos tal o como C++ ou Java. Dizemos antes que Javascript é uma linguagem baseada nos objectos.
As propriedades dos objectos

Uma propriedade é um atributo, uma característica, uma descrição do objecto. Por exemplo, o objecto volante de um carro tem como propriedades que ele pode ser de madeira ou em couro. O objecto livro tem como propriedades seu autor, sua editora, seu título, etc.

Ainda os objectos Javascript tem propriedades personalizadas. No caso dos botões radio, uma das suas propriedades é, por exemplo, sua selecção ou sua não-selecção (checked em inglês).

Em Javascript, parar aceder as propriedades, utiliza-se a sintaxe:

nome_do_objecto.nome_da_propriedade

No caso do botão radio "semana", para testar a propriedade de selecção, escreva-se:

document.form.radio[0].checked

Coloque o Garça Selvagem nos seus favoritos